sábado, 15 de outubro de 2011

#FelizDiaDoProfessor: No dia dos professores veja o porque muitos deles estão cansados e desmotivados de dar aula


Hoje (15 de outubro) comemora-se o Dia dos Professores, que além de nossos pais, também tem um valor fundamental em nossa vida. Pena que essa profissão não é mais tão valorizada hoje em dia.

De acordo com o jornal O Diário, das 33 escolas estaduais de Maringá há pelo menos um professor afastado por licença médica ou algum problema de saúde que o impede de dar aula.

A maior parte das licenças foi causada por algum estresse ou cansaço por conta das salas de aula lotadas, dos baixos salários e da falta de respeito dos alunos com o professor que é comum em qualquer sala de aula, pois a falta de interesses dos alunos é grande.

De acordo com o estudo "O trabalho docente e o Burnout: um estudo em professores paranaenses", assinado por quatro pesquisadoras da Universidade Estadual de Maringá (UEM), publicado em 2008, consta que no Paraná, 70% dos professores do ensino fundamental sofrem de estresse. Foram entrevistados 318 professores e a conclusão foi de que 44,3% contém elevados níveis de exaustão emocional e 30,5% níveis moderados.

Os problemas de saúde já afastaram 3,1 mil professores e 1.892 funcionários no Paraná. Eles listaram também as principais doenças que mais afetam os professores: alergias, doenças de pele, distúrbios osteomusculares e estresse.


Um caso que consta no jornal é do professor Fábio de Oliveira Cardoso, diretor do Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira, no Conjunto Requião. Ele já foi a vítima de um aluno da 8ª série. Enquanto o professor tentava dar aula, um aluno ficava jogando bolinhas de papel nos outros (brincadeira aceita no pré, mais em uma turma de 8ª série??). O professor pediu que o aluno parasse, mas como quase sempre acontece não adiantou. Então pediu que o menino, de 16 anos, saísse da sala. Foi quando o adolescente quase agrediu o professor, deu socos no vice-diretor, na pedagoga e na própria mãe. "Todo mundo foi parar na delegacia", lembra o professor. 


"No final das contas, ele foi transferido para o período noturno, reprovou e pediu transferência de colégio."


Isso mostra os principais motivos dos professores estarem desmotivados e cansados de dar aula, mostra também a ignorância de muitos alunos para com os professores, pois ao invés de agradece-los pelo fato de nos ensinarem acabam fazendo com que esses professores percam a vontade de lecionar, o que afeta diretamente nós, alunos.

Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário