domingo, 27 de junho de 2010

Os benefícios do sabonete líquido

Antigamente a única função dos sabonetes eram a remoção de impurezas. Mas hoje em dia com tantas tecnologias o sabonete tem a função, além de limpar, hidratar, esfoliar e proteger a pele. Porém os sabonetes líquidos têm mais qualidades. Veja porque são preferíveis os líquidos:

Maior potencial hidratante. Isso se deve principalmente devido ao processo produtivo. Na fabricação dos sabonetes em barra comuns, a massa é obtida através da reação de saponificação das gorduras animais com soda cáustica. Após esse processo são adicionados conservantes, corantes e o produto é prensado. Essa reação química resulta em um sabão de pH alcalino (em torno de 10,5) que deixa aquela sensação de pele repuxada após o uso. Como não precisam ficar sólidos, os sabonetes líquidos permitem a adição de ingredientes hidratantes e emolientes, o que resulta em um produto final com pH mais adequado ao da pele. Em geral, eles são feitos com produtos de baixíssima irritabilidade e, em sua maioria, possuem pH neutro ou fisiológico (levemente ácido, como a nossa pele em estado natural).

Rende mais. Imaginando o mesmo uso para os dois produtos, a versão líquida tende a durar mais. Isso porque ela não é vulnerável ao vapor do chuveiro e nem à água empoçada que fica na saboneteira.

Trata a pele. No sabonete em barra, a composição é limitada pelo pH alcalino que impede a ação de alguns princípios ativos. Já nos líquidos, pode-se acrescentar ativos hidratantes, extratos vegetais, vitaminas, proteínas, aminoácidos e tantas outras matérias-primas benéficas a pele. E em altas concentrações, em algumas versões.

Pode ser usado no rosto e no corpo. Um sabonete líquido, em geral, serve para limpar o corpo e rosto, sem prejudicar a pele. Já os em barra, jamais: eles precisam ser específicos e, de preferência, prescritos por um dermatologista.

A fragrância é mais suave. Devido à sua composição delicada, as fórmulas líquidas exigem uma quantidade menor de fragrância. Resultado: um aroma mais suave, que não interfere no uso do seu perfume.
 
Tem manuseio mais higiênico. Mesmo que seu banheiro seja usado por outras pessoas além de você, pode deixar o sabonete lá sem medo. Basta separar uma esponja exclusiva e tomar banho sem precisar ficar se preocupando em levar saboneteira ou tentando adivinhar se alguém usou seu sabonete.

Rende uma bela massagem. Como obriga o uso de uma esponja para ser espalhado pelo corpo, o sabonete líquido faz com que cada banho seja uma sessão relaxante. Deixe a espuma escorregar com calma e aproveite para fazer movimentos suaves comas mãos, aliviando o estresse. Utilize água morna, que também diminui a tensão, e evite prolongar demais o tempo no chuveiro, causando o ressecamento da pele.

Ele faz mais espuma. O uso da esponja e as matérias primas usadas na fabricação dos produtos líquidos levam à produção de mais espuma frescurinha indispensável naquele banho delicioso, depois de um dia pesado e cheio de problemas.

O sabonete certo para sua pele
Mesmo os sabonetes líquidos não dispensam uma boa olhada no rótulo. Esta é a melhor maneira de descobrir o produto ideal para o seu tipo de pele: oleosa, seca, normal ou mista. Mas, independente disso, limpeza e hidratação são os cuidados básicos exigidos por qualquer uma delas. Os sabonetes ditos "neutros" são os mais indicados para manter a limpeza e hidratação da pele. As peles oleosas necessitam de uma limpeza mais eficiente e hidratação leve, enquanto as secas requerem uma limpeza suave e hidratação mais intensa.

Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Gosto muito do blog de vocês,
    porque ele é bem diversificado,
    vocês estão de Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Prefiro os sabonetes liquidos pq ressecam menos minha pele *-*

    ResponderExcluir