quinta-feira, 28 de abril de 2011

Estudos mostram que estilo da letra pode ajudar no aprendizado

Essa é para aqueles que pensam que o tamanho da letra em um livro ou em um trabalho é que ajuda a memorizar o que está escrito ali. Um estudo apontou que, para a memória, o tamanho da letra de um texto não faz diferença nenhuma. O que faz com que memorizemos o que acabamos de ler é o estilo da fonte, e o curioso é que, quanto mais difícil, melhor.

Estudos das Universidade de Princeton e de Indiana fizeram com que 28 pessoas lessem três textos - metade dos participantes com o texto na fonte Arial tamanho 16, e a outra metade em Comic Sans MS ou Bodoni MT, ambas no tamanho 12. Segundo os estudiosos as duas últimas fontes são desconhecidas e mais difíceis para o cérebro processar. Após o fim da leitura e uma breve pausa, os participantes tiveram que fazer uma prova. 

O resultado: aqueles que leram nas fontes mais dificéis obtiveram resultados melhores do que os outros: 85,5% contra 72,8%.

Os pesquisadores fizeram o mesmo com 222 alunos de uma escola pública americana. Um grupo recebeu todo seu material com a fonte Monotype Corsiva, ou outros com fontes simples.

Os resultados mostraram que os alunos que usaram o material com letras estranhas tiveram resultados significativamente melhores do que os outros, em todas as disciplinas e, particularmente, em física.

Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário