Grace Freeman, de 2 anos e meio, foi diagnosticada com câncer no olho depois que uma pediatra e amiga da família notou, em uma foto publicada no Facebook, que a menina apresentava na pupila esquerda uma mancha branca, que seria um possível sinal de câncer.
A amiga da família imediatamente notificou a mãe de Grace, e os médicos  logo diagnosticaram a menina com retinoblastoma, câncer que atinge a retina do olho e pode levar a  morte se não tratado.
Mesmo os  médicos conseguindo curar o tumor antes que ele se espalhasse pelo resto  do corpo, Grace perdeu toda a visão do seu olho esquerdo.   “Não tenho dúvida de que Nicola salvou a vida de Grace”, disse Michele  Freeman, mãe da menina. “Não tínhamos nenhum sinal de que Grace tinha  algum problema nos olhos. A gente nunca teria descoberto sem Nicola”,  completou.
O QUE É RETINOBLASTOMA?
O retinoblastoma pode acometer um ou ambos os olhos e é bastante  agressiva. Pode originar novos tumores em outras partes do organismo. Caso não seja diagnosticada no inicio pode levar a morte.
A doença pode estar presente já ao nascimento e, geralmente, acomete  crianças até dois anos e meio de idade, por isso é  fundamental que pais e pediatras estejam atentos para qualquer sinal.
Quando diagnosticado em tempo, o retinoblastoma é curável e a visão da  criança pode ser preservada. 
Relembre a campanha contra a  retinoblastoma que foi ao ar há alguns anos:
fonte: G1, oftalmopediatria.com.br 















0 comentários:
Postar um comentário