segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Foto no Facebook salva vida de menina de 2 anos

Grace Freeman, de 2 anos e meio, foi diagnosticada com câncer no olho depois que uma pediatra e amiga da família notou, em uma foto publicada no Facebook, que a menina apresentava na pupila esquerda uma mancha branca, que seria um possível sinal de câncer.

A amiga da família imediatamente notificou a mãe de Grace, e os médicos logo diagnosticaram a menina com retinoblastoma, câncer que atinge a retina do olho e pode levar a  morte se não tratado.

Mesmo os médicos conseguindo curar o tumor antes que ele se espalhasse pelo resto do corpo, Grace perdeu toda a visão do seu olho esquerdo. “Não tenho dúvida de que Nicola salvou a vida de Grace”, disse Michele Freeman, mãe da menina. “Não tínhamos nenhum sinal de que Grace tinha algum problema nos olhos. A gente nunca teria descoberto sem Nicola”, completou.


O QUE É RETINOBLASTOMA?

Retinoblastoma é um tumor ocular originário das células da retina. Trata-se do mais comum tumor ocular na infância e pode ter caráter hereditário.

O retinoblastoma pode acometer um ou ambos os olhos e é bastante agressiva. Pode originar novos tumores em outras partes do organismo. Caso não seja diagnosticada no inicio pode levar a morte.

A doença pode estar presente já ao nascimento e, geralmente, acomete crianças até dois anos e meio de idade, por isso é fundamental que pais e pediatras estejam atentos para qualquer sinal.

Quando diagnosticado em tempo, o retinoblastoma é curável e a visão da criança pode ser preservada.

Relembre a campanha contra a  retinoblastoma que foi ao ar há alguns anos:


fonte: G1, oftalmopediatria.com.br

Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário