O ENEM já é amanhã e a redação é no domingo. O nervoso é normal com a prova, mas o dia da redação é mais tenso. Mas calma! Ela não é nenhum bicho de sete cabeças como todo mundo pensa.
Nós do Pimenta Fresca News também estamos no mesmo barco, mas com uma vantagem: é o nosso 2º ENEM. Estamos mais calmos e com certeza mais confiantes. Tudo que aprendemos este ano e nos anteriores foram de valor. E graças a professora Adélia que nos ensinou, com tanta calma e amor, como fazer uma dissertação - e não! Ela não nos dará nota pelos elogios - sentimos mais preparados para a hora mais temida: a redação.
Com isso, sentimos a necessidade de passar nosso aprendizado à quem ainda tem dúvidas sobre a dissertação. Então, aqui vai algumas dicas que nossa professora nos passou.
- Na dissertação, não escreva períodos muito longos ou muito curtos.
- Não deve-se usar expressões como "eu acho", "eu penso" ou "quem sabe".
- Não fugir totalmente do tema proposto. Risco de zero.
- Na dissertação apresentar e discutir fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.
- A postura mais adequada de dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.
- O texto dissertativo é dirigido à um interlocutor genérico, universal.
- O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre determinado tema, apresentada sob forma escrita do que uma simples redação vista como um episódio circunstacial de escrita.
- A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maíusculas e minúsculas. Uma boa grafia limpeza são fundamentais.
Esperamos que essas dicas sejam tão uteis para você como são para nós. Nós quem? Angélica Nogaroto e Gustavo Amaral, caso ainda não saiba. hashahs
0 comentários:
Postar um comentário