quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pesquisa afirma que estudar em cima da hora pode potencializar o aprendizado


Se você é aqueles alunos que, quase sempre deixam para estudar para provas um dia antes ou até mesmo no dia da prova fique sabendo que estudar em cima da hora pode ser a melhor forma de aprender. É o que afiram uma pesquisa publicada no periódico Experimental Neurology. De acordo com o estudo, hormônios produzidos em situação de estresse provocam mudanças dentro das células do cérebro que ajudam a guardar a informação de forma mais eficiente, porém, em excesso o estresse pode ter o efeito inverso.
Neurocientistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, concluíram que hormônios como o cortisol e a adrenalina parecem acelerar um mecanismo que reprograma o DNA do cérebro, de modo a favorecer o processo de aprendizado. Hans Reul, neurocientista responsável pela pesquisa, acredita que a reprogramação das células cerebrais em resposta ao estresse faz com que os neurônios fiquem maiores e aumentem as redes de comunicação entre si.
"É comum perceber que as lembranças de momentos de estresse são aquelas que permanecem conosco para o resto da vida", disse Reul, em entrevista ao jornal inglês Daily Telegraph.
No entanto,  estresse demais pode ter o efeito contrário, alertou Reul. "Quando estamos estressados demais não é possível absorver informações novas", disse. "O cérebro começa a substituir informações e a formação da memória não é suficiente."
fonte: Veja

Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário