segunda-feira, 2 de julho de 2012

CURIOSIDADE: Por que balançamos os braços ao caminhar?

Você já parou e se fez essa pergunta: Por que balançamos os braços ao caminhar? Se não, deve estar pensando nisso neste exato memento, certo?!

Se vocês já perceberam, balançar os braços enquanto caminhamos é um impulso, nunca paramos para pensar nisso ou balançar porque queremos, mas provavelmente isso teria uma explicação, correto?

Uma pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e revelou o que há muito tempo intrigava os cientistas. Acreditava-se que o balanço dos braços era uma herança dos nossos antepassados, os quadrúpedes, porém foi confirmado por meio dessa pesquisa uma outra explicação.

Foi pedido para que dois voluntários caminhassem normalmente, depois com os braços presos ao corpo e, por fim, com os braços em sincronia com os movimentos de cada perna, ou seja, perna direita, braço direito e assim em diante. Assim, os pesquisadores chegaram a conclusão que segurar os braços enquanto se caminha requer 12% a mais de gasto metabólico do que andar normalmente, já quando se movimentava com os braços em sincronia era necessário mais 26% a mais de energia.

“Longe de ser um resquício facultativo das necessidades locomotoras de nossos ancestrais quadrúpedes, o balanço dos braços é uma parte integral da economia energética do caminhar humano”


Com esses resultados, os cientistas conluíram que o movimento dos braços contrabalança o movimento giratório do corpo durante a caminhada, além de suavizar o movimento e diminuir a necessidade de gasto energético.




Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário