quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pessoas ansiosas envelhecem mais rápido, aponta pesquisa

Assutados?? Pois isso é a mais pura verdade. Segundo pesquisadores do Hospital Brigham and Women, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos em um estudo publicado nesta quarta-feira no periódico PLoS One, a ansiedade, principalmente aquela que leva um indivíduo a ter fobias, acelera o processo de envelhecimento natural do ser humano. De acordo com esses especialistas, quanto mais ansiosa uma pessoa for, menor o tamanho de seus telômeros, uma estrutura do DNA associada à duração da vida e à boa saúde. 
Não sabe o que são telômeros? Confira abaixo:
TELÔMEROS São as 'tampas' das extremidades do cromossomo, uma forma de proteção similar à presente nas pontas de um cadarço de tênis. Sempre que um cromossomo é replicado para a divisão celular, os telômeros encurtam. Esse encurtamento tem sido visto por diversos cientistas como um marcador biológico do envelhecimento, o relógio que marca a duração da vida de uma pessoa e sua condição de saúde.

Para chegar a essa conclusão foram analisadas amostras de sangue de  5.243 mulheres com idades entre 42 e 69 anos para medirem o comprimento dos telômeros de cada uma. As participantes ainda responderam a um questionário sobre níveis de ansiedade e se passaram por eventos de fobia no último ano.

Resultados: maiores níveis de ansiedade e maior número de eventos de fobia foram associados a telômeros de comprimento significativamente mais curto.

“Essa pesquisa é notável, pois estabelece uma conexão entre uma forma comum de stress psicológico, que é a ansiedade acompanhada de fobia, e um mecanismo plausível para envelhecimento prematuro. No entanto, precisamos de novos trabalhos para saber mesmo se é a ansiedade que provoca o encurtamento dos telômeros, ou se é o contrário”, diz a coordenadora do estudo, Olivia Okereke.

com informações da revista Veja.

Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Particularmente me chamou a atenção sua notícia porque sou ansiosa. Se os pesquisadores estiverem certo, estou indo antes da hora. rsrsrsrs. Obrigada Pimenta.

    ResponderExcluir