terça-feira, 21 de setembro de 2010

Entenda a falha de segurança no Twitter que impediu o uso do microblog

Usuários que tiverem essa mensagem em sua timeline não devem passar o
mouse em cima. Quem tiver publicado a mensagem devem apaga-lá.

O Twitter apresenta problemas nesta terça-feira (21). Por volta das 9h30, usuários tiveram dificuldades de usar o microblog e que uma mensagem que apresenta um código estava sendo postada automaticamente. Há também relatos de que algumas mensagens são "retwittadas" sem o usuário "retwittar". Usuários que utilizam programas como Tweetdeck e o Twhirl, por exemplo, parecem que não são afetados pelo problema.


O Twitter disse em seu blog, que já descobriu da onde surgiu a falha de XSS (Cross-site scripting), que apresenta códigos que são injetados em uma página por meio de um link. Eles afirmam que uma solução deverá ser implementada nas próximas horas.

De acordo com o portal de notícias G1 "A falha foi provocado por um erro no processamento de links no Twitter. O código coloca um "@" [sinal de link para outro usuário do Twitter] dentro de um link comum [começado com http://], o que confunde o site. Com isso, foi possível injetar um código 'onmouseover', que é ativado quando se passa o mouse por cima do link [onmouseover em português significa 'quando o mouse está em cima']. O código injetado 'clicava' no botão RT pela vítima, passando o vírus adiante". O colunista do site diz ainda que "diferentemente do vírus anterior que se espalhou no Twitter, o código usava um elemento da própria página [o botão RT] para se espalhar e não houve roubo de cookies – que permitiriam o acesso total às contas afetadas – embora isso fosse possível".

Ainda não se sabe se a falha de segurança do site foi provocada por um hacker que tentou invadir o Twitter ou por um vírus. Algumas pessoas conseguem resolver o problema ao deletar as mensagens que apresentam um código.Os programadores do programa Tweetdeck sugerem que estas publicações sejam apagadas e que não sejam acessadas pelo Twitter até uma correção.

Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário