quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os Flintstones completam 50 anos



“Yaba daba doo”. Quem não se lembra desse bordão clássico da nossa infância. O desenho em questão é Os Flintstones. Eles estrearam na TV americana exatamente no dia 30 de setembro de 1960 e mudaram o conceito de desenho animado. A série animada criada por William Hannah e Joseph Barbera foi a primeira voltada para o público adulto, mas com certeza ficou famosa com o público infantil.


A ideia do desenho era mostrar uma família moderna, com problemas típicos no trabalho, relacionamento, amizades com os vizinhos, dificuldade financeira e outras situações vividas por famílias de todo mundo, tudo, claro com muito bom humor para todo mundo dar risada. Só que tudo isso foi ambientado na pré-história, na idade da pedra, o que fez com que o pessoal da Hannah-Barbera usasse e abusasse nas brincadeiras com o tema. Como usar animais nas utilidades domésticas e acelerar o carro com os próprios pés.

O protagonista é Fred Flintstone. Casado com Wilma, ele é um cara bonachão, trabalhador, craque no boliche e com um ótimo garfo. Fred e Wilma têm a companhia de Dino, um dinossauro mansinho que vive dentro de casa e age como se fosse um cachorro Eles também tinham a companhia dos Rubbles seus vizinhos e também melhores amigos. Logo vieram Bam-Bam, o garotinho filho de Barney e Betty e Pedrita a primogênita de Fred e Wilma.

Uma curiosidade sobre o desenho: Os Flintstones foi uma série importante de vários pontos de vista. Durante muitos anos foi a animação recordista em número de episódios – com 166 da série original – e só perdeu o posto há poucos anos para Os Simpsons. Além disso, o desenho foi o primeiro a mostrar uma personagem grávida, no caso Wilma esperando Pedrita. O sucesso foi tão grande que gerou várias séries animadas derivadas e até dois longas-metragens, que na minha opinião não foram lá grandes coisas. O que vale mesmo é o material original de 1960 a 1966, que até pouco tempo era exibido no SBT e está disponível em DVD.


E então, o que vocês acham de Os Flintstones?? Ah..e outra coisa...pelo que me parece foi a única série que recebeu uma homenagem do Google em sua página principal.


Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário