terça-feira, 7 de setembro de 2010

Jornalista americano usa Twitter para publicar matéria ignorada pela imprensa tradicional

Ao perceber que sua matéria sobre uma decisão judicial contra a Ford Motor, condenada a pagar US$ 131 milhões num processo sobre a morte do jogador de beisebol Brain Cole, quando o veículo Ford Explorer que ele conduzia capotou em 2001, fora por parte ignorada pelos meios de comunicação, o jornalista americano Adam Penenberg decidiu recorrer ao Twitter: enviou mais de 50 "tweets" em duas horas, criando uma matéria de mais de mil palavras. Uma das mensagens criticava os colegas jornalistas pela negligência: "Vamos, repórteres. Sou o único que considera notícia uma sentença de US$ 131 milhões contra a Ford em um processo por responsabilidade por produtos defeituosos??"

Em entrevista ao TechCrunch, ele lamentou a ênfase da imprensa no jornalismo declaratório, com matérias sem contexto ou explicação. Questionado se sua matéria no Twitter representa uma nova forma de jornalismo, ele enfatizou que a qualidade é o que importa, e não o formato impresso ou digital.

Em 1998, Penenberg chamou a atenção ao expor as fraudes cometidas pelo jornalista Stephen Glass, que fabricou declarações e até fontes em suas reportagens para a New Republic. As revelações feitas por Penenberg foram transformadas em livro e filme, e, nos Estados Unidos, são consideradas um marco no jornalismo investigativo em meios online.

fonte:knightcente

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1 comentários:

  1. é desse tipo de jornalistas que precisamos.

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