Estudos comprovaram que assim como as pessoas, os cães aprendem rapidamente por meio de imitações.
Pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, construíram uma caixa com uma porta para comprovar essa teoria.
O primeiro teste foi feito em dez cães. Primeiro, os donos abriam a porta com as mãos ou com a boca. Quando o dono usava a mão, o animal tinha que usar a pata para abrir e ganhar uma recompensa. Se o dono abria a porta com a boca, o cachorro teria de usar a mesma técnica para receber a recompensa.
O segundo tinha que fazer a ação contrária do primeiro, abrir a porta com a boca se o dono abrisse com a mão, e vice-versa para ter direito a recompensa.
A conclusão foi que o primeiro grupo foi muito mais rápido no aprendizado, o que mostra uma facilidade para imitar ações.
O estudo revela que a imitação automática em cães está mais ligada às interações com as pessoas que sua história evolutiva de domesticação. Friederike Range, da Universidade de Viena, disse que a aprendizagem por imitação automática tem vantagens evolutivas porque os animais podem aprender sem passar por um processo de tentativa e erro, que sempre tem riscos.
0 comentários:
Postar um comentário