sexta-feira, 30 de julho de 2010

Estudo comprova que cachorros imitam seus donos

Estudos comprovaram que assim como as pessoas, os cães aprendem rapidamente por meio de imitações.

Pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, construíram uma caixa com uma porta para comprovar essa teoria.

O primeiro teste foi feito em dez cães. Primeiro, os donos abriam a porta com as mãos ou com a boca. Quando o dono usava a mão, o animal tinha que usar a pata para abrir e ganhar uma recompensa. Se o dono abria a porta com a boca, o cachorro teria de usar a mesma técnica para receber a recompensa.

O segundo tinha que fazer a ação contrária do primeiro, abrir a porta com a boca se o dono abrisse com a mão, e vice-versa para ter direito a recompensa.

A conclusão foi que o primeiro grupo foi muito mais rápido no aprendizado, o que mostra uma facilidade para imitar ações.

O estudo revela que a imitação automática em cães está mais ligada às interações com as pessoas que sua história evolutiva de domesticação. Friederike Range, da Universidade de Viena, disse que a aprendizagem por imitação automática tem vantagens evolutivas porque os animais podem aprender sem passar por um processo de tentativa e erro, que sempre tem riscos.

Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário