O Indice de Desenvolvimento da Educação Básica - o Ideb, é a ferramenta criada pelo Ministério da Educação para avaliar as escolas brasileiras. O Ideb já teve três edições (2005, 2007 e 2009). O resultado sempre é divulgado no ano seguinte. Em 2007, 50 mil escolas e 5 milhões de alunos de 4ª e 8ª séries foram avaliados.
A avaliação foi criada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil que avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série e 8ª série, e no terceiro ano do ensino médio.
No ensino médio, o estudo aponta que Roraima, Piauí, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro tiveram resultado negativo com relação às metas estipuladas para 2009. A pior nota estadual é a do Piauí, que atingiu a nota 3.
A meta do governo federal para o país no ensino médio em 2021 é chegar a 5,2. A nota de países desenvolvidos é 6. O estado com a melhor nota nesse ciclo foi o Paraná, com 4,2, que superou a meta para 2009 em 0,5 ponto.
Clique aqui para conferir as notas.
0 comentários:
Postar um comentário