quinta-feira, 3 de junho de 2010

Mais do que um sorriso bonito

Segundo especialistas, a população tem mais preocupação com a estética do que com os problemas funcionais dos dentes, queresultam em dores que afetam outras partes da face.

Estima- se que 20% da população mundial precisem de um tratamento mais complexo para melhorar a qualidade funcional dos dentes.

Muitas pessoas sentem dores de cabeça, no ouvido e pescoço e vão ao médico achando que seu problema está relacionado a um problema distinto, sem ao menos perceber que seu problema pode estar nos dentes.

O uso de aparelhos ortodônticos mesmo sendo doloridos e desconfortáveis trazem excelentes resultados.

Saiba a diferença entre os aparelhos.

Aparelho Fixo

O aparelho fixo que era muito temido, hoje chega a ser um desejo pelas crianças e adolescentes, pois as borrachinhas coloridas dão um ar mais descontraído ao sorriso. O aparelho fixo é recomendado para qualquer pessoa que tenha problemas no alinhamento dos dentes e, dependendo do grau de desalinhamento, o resultado muitas vezes é rápido e satisfatório.

Aparelho Trasparente
O aparelho transparente funciona da mesma forma que o aparelho fixo normal, com a diferença de os brackets serem transparentes assim proporcionando melhor estética. Infelizmente ainda não foi possível desenvolver um fio ortodôntico transparente que faça o mesmo papel do fio ortodôntico de aço, uma vez que esse fio tenha que ser muito resistente a ponto de suportar a força e poder fazer a tração dos dentes.

Aparelho Ortolingual
O aparelho ortolingual fica escondido atrás dos dentes e desenvolve um novo conceito na evolução dos aparelhos ortodônticos por ser invisível ao olhar convencional.

As principais vantagens são o fato de serem estéticos, o paciente e o médico acompanham a evolução do tratamento mais facilmente, com o aparelho ortolingual não existe o volume labial proveniente do aparelho e também o risco de lesões nas mucosas, bochechas e lábios também diminui.

As desvantagens são as dificuldades de higienização por parte do paciente, alteração de alguns fonemas, e maior dificuldade para o dentista na sua colocação por causa do acesso dificultado e visibilidade diminuída.

Aparelho Ortodôntico Invisalign
O invisalign é a nova geração de aparelhos transparentes e sem fios ou suportes de metal e é o mais cobiçado e o mais caro. Indicado para as pessoas que não querem ou não podem ter aparelhos colados aos dentes.

Os alinhadores devem ser utilizados constantemente, devendo ser removidos somente para comer, beber e para fazer a higiene bucal. A cada visita ao ortodontista o tratamento é verificado, e se tudo estiver correndo bem, um novo par de alinhadores é dado ao paciente.

O tempo de tratamento depende muito do tipo de problema ortodôntico, mas como apenas pequenos problemas podem ser tratados com o invisalign, o tempo de tratamento também é proporcionalmente menor.

Saiba que qualquer tipo de aparelho ortodôntico deve ser acompanhado por um especialista- o dentista- para saber quais tipos de tratamento adequados e quais as precauções devem ser tomados para um tratamento rápido e satisfatório.

Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: